domingo, 10 de maio de 2009

Ra o quê?

Ah, racismo. Pois é. Mais uma vezes as atitudes dos torcedores espanhóis em relação à cor da pele de Lewis Hamilton é pauta na FIA. Após a guerra interna travada com o espanhol Fernando Alonso em 2007, na McLaren, os torcedores espanhóis desenvolveram um verdadeiro ódio de Lewis. A imagem ao lado foi clicada durante os testes de inverno, em Jerez, nesse ano. Lê-se claramente "Hamilton's Family" - família de Hamilton - nas camisetas dos torcedores. Após esse episódio a FIA, novamente, ficou alerta sobre o assunto e ameaçou tirar o GP da Espanha do calendário. Porém nesse final de semana, alguns torcedores isolados exibiram corpos pintados de preto e, um deles, com uma camiseta da McLaren e um volante de F1 nas mãos.

Agora, lhe pergunto, caro leitor: e se na Inglaterra aparecesse torcedores maquiados, de lentes de contato, perucas e vestidos de Ferrari ou Renault, remetendo a imagem caucasiana de Alonso e/ou à aparência nórdica de Kimi Raikkonen (ainda, no caso dele, referência aos seu conhecidos problemas com o álcool), enfatizando a intenção pelas suas vestimentas e acessórios; isso, também, não seria discriminação de um lado (em referência ao problema etílico do finlândes) e por outro (com vestes, e acessórios), racismo?

Se isso realmente acontecesse, poderiam Kimi e Fernado sentir-se, por assim dizer, discriminados e levariam o caso à FIA?

Às vezes, a maldade está nos olhos de quem vê ou nos ouvidos de escuta. Nem sempre está na língua de quem fala ou na imagem que alguém reflete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!