domingo, 10 de maio de 2009

Barrichello, o cantor

"Imagine anunciar, no meio da temporada, que ia deixar de correr! Isso é coisa de cantor."
Nelson Piquet, sobre Keke Rosberg.

Rubens Barrichello fez duras críticas após o GP da Espanha diretamente ao dono da Brawn GP, a respeito da súbita troca de estratégia de Button. Rubens, após a corrida falou com Ross Brawn e disse ao mesmo que "penduraria as chuteiras" caso descobrisse se houve favorecimento a Jenson Button na troca de estratégia. Ross foi categórico ao afirmar, algo raro na F1 desses dias, que não há prioridade em seu time.
Declarou que a estratégia de Rubens, 3 três paradas, não funcionou devido ao desempenho de Barrichello com pneus moles.
Segundo Ross, Rubens, teoricamente, deveria aumentar o ritmo após a segunda parada, valer-se dos pneus macios e ampliar a diferença em relação a Button. Com isso, daria tempo de voltar na liderança após 3ª parada para colocar pneus duros (de uso obrigatório na corrida, em um dos trechos). Só que aconteceu justamente ao contrário; Button, já de penus duros e com gasolina (leia-se peso) suficiente para ir até o final da prova, começou a diminuir a diferença em relação a Barrichello (este com pneus moles - de maior aderência em relação aos duros e com menos gasolina). Rubens ficou chateado pois fez uma corrida irretocável, largando em 3º e tomando a ponta logo na largada, por fora, em cima de Button, aproveitando o lado limpo em que largava. Ross Brawn disse, ainda: "Qualquer piloto que é batido e fica feliz não é quem eu quero na minha equipe. O fato de Rubens estar decepcionado é um bom sinal, porque eu me sentiria estranho se ele estivesse feliz em ser segundo atrás de Jenson". Só resta saber o quanto de verdade tem nos dizeres de Brawn.

** * * *

A situação do campeonato, após 5 corridas, ficou:
Rubens está a 14 pontos do lider Button e a apenas 4 de Vettel, o terceiro. A luta pelo título parece que vai ficar entre esse três, uma vez que a RBR vem evoluindo consideravelmente (conforme já comentado neste singelo blog).

A próxima etapa, daqui a 15 dias será em Mônaco, pista a qual Barrichello gosta e obteve bons resultados em anos anteriores. Creio que o espisódio está explicado já que Ross, prontamente, esclareceu os ocorridos. E, inclusive, isso pode ser uma maneira de desestabilizar Button, fazendo um jogo psicológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!