sexta-feira, 25 de maio de 2012

Terra do Beto

Marau (gostei) - Quatro homenagens capacetísticas marcaram o primeiro dia de atividades de pista em Monte Carlo. Fernando Alonso editou o seu remetendo à jogatina e à grana que come solta na terra do Beto (príncipe Albert II de Mônaco é pra quem não é amigo dele). Números aleatórios como numa roleta, fichas, dourados-sem -ter-fim, dados, cartas de baralho, um iate, a Ferrari 158, carro que teve sua estréia no Mundial de 1964 na corrida de Mônaco e alcançou a glória máxima também naquele ano com o inglês John Surtees. Na parte traseira do casco há uma dica para apostas "Bet on Red" -aposte no vermelho- e uma moeda dourada que dá ao incauto a naipe do piloto por baixo de todos esses símbolos. Já o frânces Jean Eric-Vergne aproveitou a participação do seu compatriota e xará Jean Alesi nas 500 Milhas de Indianápolis e usará uma pintura igual a do piloto de 47 anos para prestar sua homenagem e dar aquela força. Lê-se próximo da coroa do capacete a inscrição "Forza Jean Indy 500 2012". Dia 27 de maio de 1979 foi a última vez que James Hunt participou de uma corrida de F1. E foi em Mônaco. Exatamente na data do GP de Mônaco deste ano. E quem mais poderia relembrá-lo de modo tão Rock n' Roll como Kimi Raikkonen? Sérgio Perez também fez sua cabeça. Em uma homenagem muito mais tenra, Perez lembra do maior humorista de seu país, o já debilitado Roberto Gomes Bolaños, o Chespirito em seu personagem Chapolin Colorado. Falando em pinturas, não podemos esquecer do novo patrocínio da Lotus, o tal jogo Angry Birds". Realmente confesso que não faço a menor idéia do que se trata (a não ser de pássaros raivosos). Também não procurei saber tenho de admitir que venho nutrindo uma profunda raiva de quem sabe.
O treino livre 2 foi uma zona de proporções faraônicas. Button fez um ótimo tempo no início com pneus vermelhos (supermacios). Então caiu uma garoa que não serviu para nada, a não ser atrapalhar. Não molhou o suficiente para o bom rendimento dos pneus intermediários e era o suficiente para aumentar a "força magnética de atração" entre os carros e os guard-rails se calçados com pneus slicks, motivo este que levou boa parte dos pilotos a ficar nos pits por mais de 30 min. Aos poucos a chuva foi parando e o pessoal começou a andar forte no finalzinho do treino. Um surpreendente Grrrrrrrosjean (tô escrevendo com sotaque agora) ficou a pouco menos de quatro décimos do tempo de Button. O detalhe é que o francês estava usando pneus amarelos (macios, os duros para Mônaco). Massa e Alonso, respectivamente (sim, respectivamente!) em 3° e 4° e Maldonado fechando o top five. Sobre o treino livre 1 acho que é meio tarde pra escrever... O que explica Massa e Alonso nessas posições? Alonso nem tanto, porque esse hours concours mas Massa em 3°? Já sabemos que a bagaça do F2012 é ruim de aerodinamicamente. Bem, Mônaco não é lá uma pista que se exija muito disso. A aderência é muito mais mecânica do que aerodinâmica.

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