terça-feira, 2 de março de 2010

F1 2010 e Seus Finados

Carazinho (aos poucos) - Quanto mais times, mais grana é movimentada com patrocínio, com novas nações se interessando pela F1. Esse ano, por exemplo, teremos o primeiro russo da história a correr na F1. Isso, inclusive gerou interesse do governo russo que está interessado em patrocinar o piloto.

Antes que algum "professor de Deus" venha dizer que estou confundindo o caso USF1 X Jose Maria López (argentino), quero deixar bem claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não confundam as coisas.

Infelizmente, dois pseudo-times (leia-se USF1 e Campos-Meta) se inscreveram para a temporada 2010 achando que o teto orçamentário iria pegar. Não pegou e essas equipes faliram sem mesmo colocar carros na pista.

A "fórmula" da F1 é simples: No money, no Race.

Peguemos a nova Lotus, que nada mais tem do que o nome da tradicional equipe inglesa. O direito de usar o nome foi comprado por um grupo malaio de investimentos, contrataram recursos humanos fizeram os carros e vão para o Bahrein, mesmo andando a 6s dos ponteiros nos testes. Algo extremamente previsível, já que deve existir no mundo não mais de 10 engenheiros capazes de fazer um carro de F1, desde o monocoque até coloca-lo para andar de verdade.

Quanto a questão da Ferrari estar "dodói", isso também era previsto. Na temporada passada iniciou um motim para que o teto orçamentário não fosse implementado, morrendo de medo de uma nova Brawn GP. Conseguiram que ele, o teto, fosse postergado para 2012. A italianada de Maranello tem um grave distúrbio de personalidade histriônica, achando que por ser o time mais tradicional do circo, pode mandar, desmandar e dar "pití" quando bem entender.

Mas não é assim que banda toca. Há regras, pactos e contratos assinados e "com firma reconhecida" com a FIA, na figura de seu novo presidente Jean Todt e com a FOM (Formula One Management), representado por um senhor de 1,65m de altura chamado Bernie Ecclestone. Como a FOM (Ecclestone) detém o direito comercial sobre a F1, é fato consumado por todos na F1 que a FOM manda mais que a FIA. Se Ecclestone não concordar, a FIA tem de abaixar as orelhas. Ele tem o dinheiro, ele manda.

E a Ferrari que se prepare. A vaga da USF1 será preenchida pela Stefan GP, que é um grupo sérvio que comprou o espólio da Toyota e já mandou as tralhas para o Bahrein antes mesmo da USF1 falir. Quer apostar quantos sacos de bala 7Belo que Ecclestone deu uma piscadela de olho para os sérvios levarem os equipamentos para o Bahrein?

Ah, quase esqueço:
Os pilotos da Stefan serão Kazuki Nakajima (por razões óbvias) e Jacques Villeneuve que, segundo Sir Eddie Jordan, sempre bem informado, já andou dizendo por aí que Villeneuve já foi fazer o molde da bunda na Stefan. E Villeneuve será o quinto campeão do mundo no grid de 2010.

Quem ganha com isso?

Os ingênuos – Ah, a F1, o espetáculo…
Os realistas – a FOM.

Isso é dedo de quem?
De Bernie Ecclestone.

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