domingo, 31 de janeiro de 2010

Novo Regulamento, Velho Espetáculo

Carazinho (vai ser legal) - A FIA proibiu, baniu, sei lá. Só sei que nessa temporada de 2010 não teremos os reabastecimentos. O que, na minha opinião, deixará as corridas muito mais excitantes no que tange o fundamento pit-stop. Voltará o show das paradas de 4s para a troca de pneus, carro no chão e de volta pra pista. Mas teremos mais espectáculo, analisando friamente pelo novo regulamento; como já disse, não haverão reabastecimento durante a prova, então o tanque de combustível foi praticamente dobrado de tamanho e comportará, portanto, algo em torno de 200 litros (!) de gasolina. Nesse quesito, teremos apenas dois pilotos (Michael Schumacher e Rubens Barrichello) nessa temporada de 2010 que já competiram sob tal regra: largar "tanqueado" que, no jargão automobilístico e aeronáutico, refere-se a "tanque cheio". Largar com um carro pesado, com combustível suficiente para completar uma corrida de quase 2 horas leva à drásticas mudanças de estratégia e no modo de conduzir do piloto. O carro pesado consome mais pneu (que o regulamento para 2010 os tornou mais estreitos), o que pode ser um desastre para aqueles mais afoitos. Com o desgaste prematuro do jogo de pneus de alguns, somado a distância entre-eixo maior (o que, em tese, torna o carro mais estável) devido ao aumento da capacidade do tanque de combustível pode tornar as disputas por posição bem interessantes. Por último, mas não menos importante: será que teremos o retorno das famosas sparks, aquelas faíscas que saíam debaixo dos carros nos idos e bons anos 80 e início dos 90?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!