
Pneu furado? Suspensão quebrada? Não. apenas Gilles na sua tocada
"normal".
Gilles era rápido, mas sofria muitos acidentes; pilotos como ele, que andam sempre no limite (seja o próprio ou o do equipamento), acabam, geralmente, da mesma forma. Sofreu um acidente antológico na curva Villeneuve, em Imola, que ficou conhecida por esse nome após o referido acidente. Também não era só em acidentes que Gilles se destacava. Travou contra Arnoux o duelo mais espetacular da história da F1. Com tudo que tem direito: batendo roda e fazendo curvas lado a lado. Gilles levou a melhor na disputa, conferindo-lhe o segundo lugar.
Acima, o vídeo do duelo. Gilles de Ferrari e Arnoux de Renault (na descrição do vídeo diz
"Williams-Renault" - cada um que me aparece que parece dois...). Repare no amadorismo
da organização da prova naqueles tempos.
Mas o acidente que tirou-lhe a vida foi em Zolder. Gilles viu um carro mais lento (o March de Jochen Mass) a frente durante os treinos. Mass abriu passagem para o mesmo lado que Gilles resolveu ultrapassar. O resultado foi o toque entre as rodas dos carros, catapultando sua Ferrari ao ar. A Ferrari, ao aterrissar, bateu com o bico no chão, partindo o carro em dois. O vídeo dá um close no carro quando este finalmente pára. Para surpresa de todos, Gilles não está no carro. Com o impacto e a cisão do cockpit, seu corpo vou para o outro lado da pista, ainda preso ao assento. Gilles perdeu o capacete e uma sapatilha com o "vôo". Os fiscais que primeiro prestaram socorro ao canadense averiguaram que ele não mais respirava. Foi dado como morto horas depois num hospital próximo ao circuito. A causa da morte foi várias fraturas ao nível da coluna cervical (pescoço).
Um piloto que fazia valer o ingresso. Foi-se cedo, deixando números que não fazem justiça ao seu talento.
Frases:
"Os protótipos de fábrica são caixões sobre rodas."
Nelson Piquet, referindo-se às Ferrari e Renault.
"Olha, era rápido. Mas eu acho que o problema era o capacete. Penso que usava um número menor e isso espremia-lhe o cérebro. Era botar o capacete que saía fazendo merda."
Nelson Piquet, sobre Gilles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!