quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

F10

Carazinho (dai ao povo o que é do povo) - Lugar-comum de todos os meios que dão informações sobre o assunto, é o lançamento da Ferrari para a temporada de 2010. As fotos, diretas do sítio oficial da fábrica, (tudo sob um esquema sigiloso onde apenas fotos oficiais foram permitidas, afim de não revelar detalhes da máquina. Prova disso é que nenhum instantâneo da traseira do carro foi feita, onde se poderia ver o difusor traseiro) revelam o F10, o monoposto da Scuderia Ferrari para a temporada que virá. Ah, essas siglas de batismo dos carros é sempre um caso à parte. F10 refere-se:
"F", de Ferrari e "10" ano do nascimento ou lançamento pois, se fala por aí, que na metade de 2009, quando o tradicional time de Maranello não tinha mais chances de nada no mundial, começou a trabalhar no F10. O bólido tem a distância entre-eixos maior devido ao obrigatório aumento do volume do tanque de combustível já que, em 2010, os reabastecimentos foram proibidos pelas novas regras. Todos os carros para 2010 devem ter essa distância aumentada em virtude disso. Essa linha de projeto deixará os carros, em tese, mais estáveis. É como para nós, mortais, entrar numa curva em 120km/h com um Fiat 147 e depois com um Landau. Qual será mais estável? Voltando ao F10, o carro ficou lindo. O nariz lembra muito (já estão chamando o F10 de RBR vermelha) o RB5 de Adrian Newey, mago da aerodinâmica (aquele carequinha que fez despertar os maiores temores e desejos em Ayrton Senna em '92 e '93, as Williams FW14, FW14B e Fw15. [Mal] criou, também, o FW16, um caminhão, nas palavras de Senna, com carroceria de F1). Arrisco dizer que o aerofólio dianteiro é uma cópia carbono do BGP01. Ser o primeiro time a lançar o modelo para 2010 mostra que a Ferrari realmente tem trabalhado duro na confecção do carro.E como não passou o tão falado teto orçamentário, as grandes (leia-se Ferrari, McLaren, Mercedes e, acredito, a RBR) estão gastando os tubos no desenvolvimento dos carros.

Um comentário:

  1. Titanium Art of the Ancient Art of the Ring
    The Ring babylisspro nano titanium is an ancient metal band with a tradition ford escape titanium 2021 of conducting many unique 2019 ford fusion hybrid titanium The Ring is an titanium jewelry Egyptian-themed metal smith titanium band with a new moniker:

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!