segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Segurança

Ubiratan Bizarro Costa, desenhou um dispositivo batizado de PCP (protetor de cockpit). Uma estrutura que seria instalada sobre o cockpit, com o intúito de proteger a cabeça do piloto. A idéia é boa sim. Mas é óbvio que, se isso chegasse a ser implementado, passaria por exaustivos testes de impacto, como acontece, há anos, com o nariz dos carros. Já que todos estão dando seu pitaco, aqui vai o meu: a estrutura deve ser facilmente removível (como é o caso das laterais do cockpit que "escondem" os ombros do piloto), para facilitar o resgate do piloto num eventual acidente, ou para que o próprio piloto saia do carro, sozinho, em caso de incêndio e extremamente rígida, para evitar que, em caso de capotagem, a estrutura não deforme e atinja o piloto. Vale lembrar que a FIA exige, em testes, que o piloto consiga sair do carro em, no máximo, 5s. Aí, tanto nessa idéia do "PCP" como num canopy (aquele "vidro" dos cockpits de aviões caça), seria de sumária importância o desenvolvimento de um sistema de ejeção da peça acima do piloto. Não acredito que a FIA tornaria equipamentos como esses obrigatórios, pois os protótipos perderiam sua essência de monopostos. Quem corre de carro assume os riscos, uma vez que o índivíduo está a bordo de um protótipo, de um veículo experimental. Ainda sem falar no lado comercial, já que os capacetes dos pilotos tornaram-se verdadeiras páginas amarelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é o momento mais gratificante do blog. Deixe seu comentário e faça um blogueiro feliz!