sábado, 9 de maio de 2009

Jerez

Eis o Grid de Largada para o GP da Espanha:



A grande surpresa foi Massa, cravando o 4º tempo contra um 16º de seu companheiro, Kimi, que estreava um chassi novo, 6kg mais leve que o de Felipe. Barrichello passou a sexta e o sábado dizendo que ia pra fazer a pole e que seu tempo ficaria na casa dos 19''. Engano. Nem pole, nem tempo na casa dos 19'' (a não ser no Q2, onde todo mundo anda mais rápido). Seu desempenho foi ótimo, mas não foi o suficiente para obter a pole. A última volta de Rubens foi dada com o cronômetro zerado e parecia ser uma boa volta. Só que a alegria de Barrichello durou o tempo suficiente para que Vettel cruzasse da mesma forma e tomasse-lhe a pole. Segundos após, um certo Jenson Button esquartejou os dois tempos, para tristeza no box da RBR e para uma apoteose no box da Brawn. Seu John Button quase infarotu.



Uma coisa que vem acontecendo corrida a corrida e ninguém fala nada é a evolução da RBR. Um carro do mestre Adrian Newey, que está sem o difusor double-deck, tão pouco chassi novo. Como Newey é gênio, nega-se a fazer uma gambiarra para meter um difusor duplo provisório. Prefere fazer tudo a seu tempo pois colocar um difusor duplo requer toda uma alteração (volumétrica e espacial) em elementos mecânicos chave do bólido, como suspensão traseira e caixa de câmbio.
Ainda, é preciso fazer alterações aerodinâmicas no fundo do chassi e, também, a disposição dos elementos mecânicos supra citados. Se o trabalho de casa de Newey está sendo feito, Vettel vem pra lutar pelo título. É esperar pra ver.


Piquet deu uma melhorada no geral. Nos treinos livres de sexta e sábado e no Qualifying. Ficam metendo o pau no guri porque rodou 2 vezes na sexta. Isso é normal. Nesse tipo de treino é onde o piloto busca o acerto e usa para aferir limites (pessoais e os do carro). Conseguiu passar para o Q2 e vai largar a frente de 2 campeões do mundo e do rei de Jerez, Nakajima, que obtem o recorde da pista nesse ano, para esse tipo de carro, conseguido nos testes de inverno.



Raikkonen decepcionou mais uma vez e vai largar lá atrás. O locutor oficial da emissora idem disse que ele parece estar nem aí. É o estilão de Raikkonen e mais uma prova de que o clima na Ferrari está ruim para o lado dele. Frieza nórdica mais a porra-louquice da italianada não vai dar boa coisa. Ontem deu uma patada fantástica em seu engenheiro pelo rádio:

Eng - Still no KERS Kimi, still no KERS (ainda sem KERS Kimi, ainda sem KERS)

Kimi - Yeah, you don’t have to tell me every lap and every corner, I can see it from the lights.
(Sim, você não tem de me dizer toda volta e em cada curva. Eu posso ver isso pelas luzes).
É. O James Hunt dos anos 2000 (mas, pelo menos, Hunt era carismático) está com a corda no pescoço. E sim: não está nem aí.


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